Pular para o conteúdo principal

Despedida


 

Hoje me vi pensando por muito tempo nessa palavra. Talvez fosse só um pensamento, mas algo dentro de mim me dizia que precisava escrever.

Tenho olhado pra mim, para dentro de mim por muitas vezes, em muitos momentos, acredito que por tempo demais na maioria das vezes, e percebi algo... Eu não sou mais a mesma de 10 anos atrás, não sou a garota de 5 anos atrás, não sou a garota de 1 ano atrás. Eu mudei, fisicamente, mentalmente, há desejos que faziam parte dos meus sonhos antes e hoje não fazem mais, como também há desejos que nunca existiram antes e hoje queimam no meu coração. Tudo é diferente, o que faz brilhar os olhos hoje não é o mesmo de antes.

Recentemente vi uma postagem que várias pessoas fizeram, era algo simples, como uma brincadeira de certa forma. Era uma imagem de uma pessoa com seu personagem favorito, e a garota pedia ao personagem "Fica...", e o personagem respondia "Você já acabou o livro...", querendo dizer que o tempo com ela havia acabado. Isso me fez pensar um pouco no nosso assunto de hoje também, porque há histórias que vivemos que assim como nos livros uma hora chegam ao fim, e nós precisamos encerrar, fechar a ultima página, e entender que acabou. Simplesmente acabou. E tá tudo bem.

Ciclos precisam fechar para que você consiga seguir em frente, e sim, nem sempre é fácil fazer isso, tem histórias que nos marcam, se as histórias dos livros conseguem ficar tão marcadas em nós imagine histórias reais? As vezes vamos precisar deixar para trás lembranças boas, coisas que nos fizeram sorrir... Porque é um grande engano pensar que só as coisas ruins temos que deixar, coisas boas também... Não podemos viver presos a lembranças, segurando um fio solto de uma memória de uma história que nem existiu, e é aí que você precisa se despedir. 

Há uma diferença entre esquecer e se despedir. Estou dizendo isso pois lembranças ruins que te machucaram, sim, você deve esquecer, mas as lembranças boas, depois de muito tempo entendi que temos que nos despedir, ou elas se tornam fantasmas vindo nos assombrar.

Despedida: Ação ou efeito de despedir ou despedir-se; separação, partida, adeus. 2 fig Ato de concluir, de finalizar algo; fim, termo, desenlace.

Busquei a definição da palavra e ela por si só diz tudo! "Adeus", "Ato de concluir ou finalizar algo". A despedida finaliza algo. Diz adeus a algo que não faz mais parte de quem você é hoje. 

Agora... eu pergunto, do que ou de quem você se despediria hoje? Teria coragem? Confesso que em muitos momentos eu me pego relutando em me despedir de algumas coisas ou pessoas. 

Entre os livros que escrevo, me peguei escrevendo uma despedida de uma personagem, ela era assim:

 "E se hoje fosse o seu último dia? Não que você vá morrer, não é isso, mas se fosse o seu último dia na vida que você tem hoje? Se no dia seguinte você tivesse que viver outra realidade completamente diferente, longe de tudo, das pessoas que conhece, das pessoas que você amou, longe da sua realidade, do seu trabalho, de tudo aquilo que você tem ao seu redor hoje, o que você faria? Eu me vi me fazendo essa pergunta, a semana inteira para ser mais sincera. Eu sempre vivi aqui, a minha vida toda foi aqui, mas amanhã tudo isso vai mudar, eu vou para outro país, eu vou viver uma vida completamente diferente. Outra universidade, outra casa, outra cultura, outro trabalho, uma nova realidade diferente da que eu tenho hoje. E eu sei que foi a escolha certa, eu sei que eu devia ir por esse caminho, não estava sendo mais saudável continuar aqui. Eu estava esquecendo quem eu era, esquecendo dos meus sonhos.

Tenho muitas coisas boas aqui onde eu moro, mesmo com os altos e baixos tudo sempre foi bom, mas essa sensação de que falta alguma coisa... essa sensação de que há um vazio e de que tem algo para mim em outro lugar... ela não sai daqui. Então eu preciso ir, surgiu uma oportunidade, e sinto que preciso ir. Eu vou conseguir realizar muitos dos meus sonhos... vou conseguir alcançar muitas coisas...

É... eu sei, ele não vai estar lá. Mas eu acho que já ficou claro para todo mundo que nunca existiu ele. Talvez tenha sido só uma ideia da minha cabeça por um momento enquanto eu estava vagando nos meus pensamentos. Eu sempre faço isso, não é? Então é melhor eu ir, é melhor ir embora, é melhor me despedir de toda essa realidade e encontrar algo novo, diferente.

Sei que com o tempo ele não vai se lembrar mais da garota que eu fui, mas eu também sei que... nunca  vou conseguir olhar para a lua da mesma forma, não da mesma forma que eu olhava antes de me despedir dele."

Essa foi a despedida dela. Entenda, ciclos precisam se encerrar para que outros comecem, livros precisam ser fechados depois da ultima página, a música precisa acabar depois da nota final para que outra nova canção comece, para que outro livro seja aberto, para que você viva uma nova história.

Foi o que uma garota pensou...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tocar o Céu

      Era mais uma noite como qualquer outra, e por algum motivo que desconheço saí para caminhar. Sempre senti que caminhar a noite era uma espécie de terapia, a brisa da noite, o céu sempre me trouxeram uma sensação de paz, e quando as coisas estavam nebulosas na minha mente essa sempre era uma opção. Mas nessa noite não, tudo estava em paz, então eu fui e num determinado momento me vi olhando para o céu, em toda a sua grandeza, me lembrei de quantas e quantas vezes tive vontade de estender a mão e simplesmente tocar o céu.     Curioso não? Algo que aos olhos tem um brilho tão grandioso, tão maior que eu, mas ao mesmo tempo parecia tão perto a ponto de talvez tocá-lo, mas quando estendia a minha mão percebia que estava distante e não era tão fácil assim. Foi então que algo muito vivo e forte bradou dentro de mim, vi o céu naquele momento como cada um dos sonhos que já tive, que já tentei ou busquei conquistar, e por tantas vezes olhei para os meus sonhos que p...

Jardim

Era uma vez… O projeto de um jardim, ele foi sonhado e planejado de muitas formas, a terra foi bem preparada e adubada, as sementes das árvores frutíferas mais saborosas, as flores mais belas e perfumadas seriam plantadas ali. Os frutos das árvores seriam tão incrivelmente vistosos aos olhos que seria impossível resistir, as flores tão lindas que suas pétalas poderiam ser comparadas ao brilho de pedras preciosas. A grama macia sobre os pés faria ter a sensação de andar sob as nuvens… No centro do jardim, uma grande árvore, rodeada de tulipas, as mais belas, de todas as cores possíveis, criam um ornamento delicado e elegante pelo lugar.  Aquele jardim seria diferente de todos os outros, dele sairia canções, dele sairia textos, dele sairia desenhos, histórias… e nesse jardim haveria amor, um amor tão lindo, puro e profundo como fala em Coríntios 13. Um amor capaz de suportar os traumas, o medo, as perseguições e o tempo.  O encanto daquele jardim seria tão grande que...